O Papel das Gorduras Boas na Pasta de Amendoim com a Nutricionista Isabella Lacerda

Você precisa de gorduras na sua alimentação? E a resposta é Sim! Você precisa e muito!

Você provavelmente já escutou que precisa excluir a gordura da sua dieta, que excesso de gordura faz mal e qualquer alimento gorduroso é mais calórico – portanto, o seu mais novo inimigo.

Enquanto – em parte – você precisa sim ter um controle da quantidade de gordura que você consome, você precisa entender que existe a gordura certa para consumir e essa sim precisa ser priorizada.

Conheça os Tipos de Gorduras

Nós temos 3 tipos de gorduras: 

Gordura saturada

Encontrada em alimentos de origem animal, caracterizada por sua estrutura molecular em que todos os carbonos estão ligados a átomos de hidrogênio, o que a deixa no formato sólido quando em temperatura ambiente.

Diminuindo os termos científicos, é a gordura presente na manteiga e em carnes vermelhas como a picanha, por exemplo. Esse consumo excessivo pode aumentar o colesterol LDL – conhecido como colesterol ‘ruim’ – no sangue, elevando o risco de doenças cardiovasculares. Essa gordura é recomendada o controle absoluto. 

Gordura monoinsaturada e a poliinsaturada

Agora, nós temos outros dois tipos de gordura. São as gorduras encontradas em alimentos de origem vegetal. A mono é caracterizada pela ligação dupla de carbono e a poli caracterizada por possuir duas ou mais ligações duplas de carbono. Por elas reduzirem o colesterol LDL da corrente sanguínea e aumentar o colesterol HDL, elas são conhecidas por serem as gorduras boas.

Além disso, possuem propriedades anti-inflamatórias, podem ajudar na prevenção de doenças metabólicas, saúde cardiovascular, entre outros. Essas gorduras são encontradas principalmente em oleaginosas, como amendoim, pasta de amendoim, castanha, nozes, azeite de oliva, abacate, entre outros. 

Por isso que a recomendação é que o consumo de pasta de amendoim da Dr. Peanut seja algo diário para garantir a quantidade de gorduras boas para o seu organismo, já que são uma fonte muito rápida, fácil e gostosa. Porém, sempre bom ressaltar que o seu excesso pode ser prejudicial à saúde, portanto consuma com moderação. 

Pasta de amendoim é uma ótima aliada para ser mais saudável. 

Lanches práticos e proteicos para o dia a dia 

Eu sei, todos nós estamos na correria. Todo mundo apressado para chegar do ponto ‘a’ ao ponto ‘b’, um milhão de coisas para fazer e pouco tempo para sentar, planejar e preparar uma refeição nutritiva durante o dia a dia. 

Por isso que eu estou aqui hoje te mostrando 3 opções de lanches fáceis, práticos e proteicos que você pode deixar preparado na geladeira, deixar na bolsa, na mochila e levar para onde você precisar. 

Opção 1: overnight oats (nosso famoso mingau de aveia) 

Confia em mim, eu sei que neste momento você está torcendo o seu nariz, mas ele consegue ficar muito gostoso se preparado da forma correta. Você vai precisar de: 

  • 40g de aveia
  • 100ml de leite de sua escolha
  • 1 banana fatiada 
  • 15g de pasta de amendoim da Dr. Peanut 
  • 1 colher de chá de chia 
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 pitada de sal para realçar o sabor

Você vai, em um pote, acrescentar a aveia, o leite, o sal, a baunilha e a chia, mexendo bem até formar uma mistura homogenia. Vai deixar na geladeira durante a noite e de manhã vai acrescentar a banana fatiada e a pasta de amendoim, você pode comer na hora ou fechar o pote e leva para onde você precisar.

Opção 2: tâmara e pasta de amendoim

Se algum dia você precisava de um pré-treino rápido e prático entre o trabalho e a academia, aqui está um. Você pode preparar em casa, deixa em um potinho e leva com você para onde precisar. Você vai usar: 

  • 3 a 5 tâmaras sem caroço 
  • 15g a 25g de pasta de amendoim da Dr. Peanut
  • 1 pitada de sal 

Você vai cortar as tâmaras ao meio, rechear com 5g da pasta de amendoim da Dr. Peanut (a de pistache e de doce de leite são as minhas preferidas para essa receita) e uma pitadinha de sal para realçar o sabor. Pode complementar com uma banana ou morango, mas só isso já é incrível! 

Opção 3: iogurte com pasta de amendoim

Mais fácil que isso, impossível. Tudo já está pronto, o que você precisa fazer é não esquecer na geladeira. Você vai pegar o iogurte, acrescentar uma fruta de sua escolha, 15g de pasta de amendoim da Dr. Peanut, granola ou aveia e pronto, rápido, proteico e gostoso. 

Você só precisa de um pouco de planejamento para garantir a sua alimentação a qualquer momento, todos os dias. Por isso que a Dr. Peanut é tão boa em fazer parte da sua rotina. 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *